Adicionando Custom Itens
Como tem muitas Pessoas perguntando eu vou Fazer esse Tutorial de como Adicionar Custom itens.
Esse é o meu 1º Tutorial então não sei se vc's vam achar facil ou gostar
Download do Arquivo de Exemplo:
Phoenix Wing
http://www.box.net/public/h9ksxoickd
Download do Hexed:
http://www.box.net/public/vjt39vhkzj
Você quer adicionar custom itens no seu server e não consegue? Já tentou por muitos guias...e todos falham?!
Bom preste muita atenção nesse pois vou falar tudo
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//-------------------- Índice--------------------
1) Configurando o Custom item no (item_db/item_db2)
2) Configurando o Custom item na pasta (data)
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Este tutorial é para àqueles que desejam criar custom itens que necessitam de um View ID como Asas ou Hat's
Agora para aqueles que querem criar Cards, Armaduras ou Armas, o procedimento é muito parecido e é bem mais facil
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1) Configurando o Custom item no (item_db/item_db2)
No nosso exemplo, vamos criar uma Asa, a Phoenix Wing. Se quiser acompanhar o tutorial, você pode fazer o download dos sprites no inicio do tópico.
Bom como nós vamos adicionar a Phoenix Wing precisaremos inicialmente de 2 arquivos. Um '.spr' e outro '.act'.
Agora vamos criar o nosso item no servidor
Primeiro você abre o seu arquivo item_db2.txt (dentro da pasta 'db' do Cronus) coloca na ultima linha e começa a aditar o custom
E coloque uma , depois de cada 1 das coisas citadas aqui abaixo:
01: O ID do item
02: Nome do item para o comando @item
03: Nome do item para uso inter-servers
04: Tipo do item. Os tipos são:
- Código:
-
0 - Item usável com fins de cura
2 - Item usável com outros fins
3 - Itens do ETC
4 - Arma
5 - Armaduras
6 - Cartas
7 - Ovo dos Pets
8 - Equipamentos para Pets
10 - Flechas
11 - Item usável com consumo retardado [itens com script 'pet' ou itemskill]
05: Preço de compra
06: Preço de venda
07: Peso do item
08: Ataque [apenas para armas]
09: Defesa [apenas para armaduras/escudos]
10: Alcance [apenas para armas]
11: Número de slots
12: Soma dos jobs que podem usar o item
- Código:
-
(S.) Novice: 00000001
Swordman: 00000002
Mage: 00000004
Archer: 00000008
Acolyte: 00000010
Merchant: 00000020
Thief: 00000040
Knight: 00000080
Priest: 00000100
Wizard: 00000200
Blacksmith: 00000400
Hunter: 00000800
Assassin: 00001000
Crusader: 00004000
Monk: 00008000
Sage: 00010000
Rogue: 00020000
Alchemist: 00040000
Bard/Dancer: 00080000
Taekwon: 00200000
Star Gladiator: 00400000
Soul Linker: 00800000
Gunslinger: 01000000
Ninja: 02000000
13: Especifica o tipo de classes que podem usar a arma. Para fazer combinações, basta somar os números
[Exemplo: 1 + 4 = 5 -> Jobs normais e baby jobs podem usr a arma]
- Código:
-
1: Jobs Normais ~ Novice, Mage, Hunter etc.
2: Transclasses ~ High Wizard, Sniper etc.
4: Baby jobs ~ Baby Knight, Baby Swordsman etc.
14: Gêneros que podem usar a arma
0 = meninas
1 = meninos
2 = os dois
15: Localização do item [head gear, mão direita, mão esquerda, botas etc.]
- Código:
-
001 = Cabeça ~ Boca/Costas
002 = Mão Direita
004 = Manta
008 = Acessório Direito
016 = Armadura
032 = Mão Esquerda
064 = Botas
128 = Acessório Esquerdo
256 = Cabeça ~ Topo
512 = Cabeça ~ Olhos/Orelhas
32678 = Flechas
16: Nível da arma. Varia de 1 até 4
17: Nível mínimo para se usar a arma
18: Habilita o refino da arma. 0 [zero] = não | 1 = sim
19: View ID
Apenas para Armas:
- Código:
-
1 = Adagas/Facas
2 = Espada de uma mão
3 = Espada de duas mãos
4 = Lança de uma mão
5 = Lança de duas mãos
6 = Machado de uma mão
7 = Machado de duas mãos
8 = [Porretes] Maces
10 = Varinhas/Cajados
11 = Arcos
12 = Knuckle Weapons
13 = Instrumentos Musicais
14 = Chicotes [ui! XD]
15 = Livros
16 = Katars
17 = Revolvers
18 = Rifles
19 = Shotguns
20 = Gatling Guns
21 = Grenade Launchers
22 = Huuma
Apenas para Escudos:
- Código:
-
1 = Guard, Novice Guard
2 = Buckler
3 = Shield, Holy Guard, Evangelist
4 = Mirror Shield
20: script. Aqui você põe os bônus que o item vai dar dentro de dois Colchetes[Para ver os comandos, vá na pasta doc e abra o arquivo item_bonus.txt]
Ex.: { bonus bDex,5; }
Vai ficar +/- assim:
- Código:
-
// _________
// \_ ___ \_______ ____ ____ __ __ ______
// / \ \/\_ __ \/ _ \ / \| | \/ ___/
// \ \____| | \( <_> ) | \ | /\___ \
// \______ /|__| \____/|___| /____//____ >
// \/ \/ \/
//-----------------------------------------------
// Cronus - item_db2.txt
//-----------------------------------------------
// database de itens Customizados
//
// Estrutura da database:
// ID,Name,Name,Type,Price,Sell,Weight,ATK,DEF,Range,Slot,Job,Upper,Gender,Loc,wLV,
LV,Refineable,View,{script}
//
// Legenda do campo 'Type':
// 0 = De uso : cura
// 2 = De uso : outro
// 3 = miscelancia
// 4 = Arma
// 5 = Armaduras
// 6 = Cartas
// 7 = Ovo de bichinho
// 8 = Equipamento para Bichinho
// 10 = Flecha
// 11 = De uso : Consumo "contado" (itens com o script "pet" ou "itemskill")
// Adicione seus custom itens a partir daqui
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0,DEFAULT,Default,0,,10,10,,,,,127918079,7,-1,,,,,,{}
1622,Phoenix Wings,Phoenix Wings,5,1000,1000,1500,,6,,1,127918079,7,2,1,1,1,1,208,{ bonus bDex,10; bonus bAgi,10; }
1622 -> ID do Custom item
Phoenix Wings -> Nome do Custom item no @item
208 -> View Id
Esses 3 parametros vão ser essenciais para a configuração do Custom item na pasta data.
Repare que eu usei o numero 208 como View ID. O View ID é aquele que vai fazer você visualizar o item equipado. Se você utilizar um View ID que a gravity
usa, você vai visualizar outro item ao invéz do seu (que você configurou no sprite)
Eu aconselho fazer oque eu fiz para achar os View Id's
faça o item tudo certinho menus na parte de mudar os nomes
dos arquivos .act e .spr para o serial do View Id.Deixe os nomes normais ai quando você equipar
o item vai dar erro e eles vam dar o codigo ai você ve o codigo
e digitah no nome que você naum modificou no .spr e .act lembrandu
que tem que colocar na pasta Feminina e Masculina(irei falar disso mais na frente)
Bom a parte do servidor terminou, vamos para a parte da pasta data
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2) Configurando o Custom item na pasta (data)
Bom, o nosso item já está adicionado no server, agora só precisamos adaptar o nosso cliente para rodar ele
Vá na pasta data e veja se tem esses arquivos:
-idnum2itemdesctable.txt
-idnum2itemdisplaynametable.txt
-idnum2itemresnametable.txt
-num2itemdesctable.txt
-num2itemdisplaynametable.txt
-num2itemresnametable.txt
se naum tiver os crie com esses nomes.Lembrandu que naum precisa
do .txt é so para saber que é um Bloco de Notas
Existe mais um arquivo, mais esse é opcional, você só vai precisar editar ele, se o seu custom item, tiver slots:
-itemslotcounttable.txt
Para o Custom item, você também vai precisar criar algumas pastas (se já não tiver na pasta data):
data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/¿©/
data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/³²/
data/texture/À¯ÀúÀÎÅÍÆäÀ̽º/collection/
data/texture/À¯ÀúÀÎÅÍÆäÀ̽º/item/
data/sprite/¾ÆÀÌÅÛ/
Bom, então vamos começar. Ja criamos nosso item no servidor certo?
vamos fazer o seguinte:
Primeiro -> Adicionando informações no idnum2itemdesctable.txt e idnum2itemdesctable.txt
Bom, abra o seu arquivo idnum2itemdesctable.txt e o idnum2itemdesctable.txt e insira as seguintes informações:
- Código:
-
1622#
Asa de uma Grande Avé chamada Fênix.Dis a lenda que ela aparece apenas 1 vez ao ano.Quem a tiver ganhara
+ 10 de Destreza
+ 10 de Agilidade
defesa 6
#
"Obs.: pode mudar as informações se quizer"
Pronto, salve e feche o arquivo
Segundo -> Adicionando informações no idnum2itemdisplaynametable.txt e num2itemdisplaynametable.txt
Bom, abra o seu arquivo idnum2itemdisplaynametable.txt e o num2itemdisplaynametable.txt e insira as seguintes informações:
- Código:
-
1622#Phoenix Wing#
Pronto, salve e feche o arquivo
Terceiro -> Adicionando informações no idnum2itemresnametable.txt e num2itemresnametable.txt
Preste bastante Arenção aqui!!!
aqui você deve usar o nome que você coloca no comando @item
lembra qual foi? não? foi esse:
Phoenix Wings
lembra agora?
então pegue esse Nome e coloque no meio de 2 -> #(jogo da velha)
vamos adicionar no idnum2itemresnametable.txt e no num2itemresnametable.txt assim:
- Código:
-
1622#Phoenix Wings#
Pronto, salve e feche o arquivo
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Pronto, já configuramos todos os arquivos da pasta data, precisamos adicionar os Sprites e as imagens agora
Vamos começar pelas imagens.Bom existem 2 tipos de imagens para um Custom item são elas:
-A de tamanho 24x24 que fica dentro da pasta data/texture/À¯ÀúÀÎÅÍÆäÀ̽º/item/
Essa Imagem aparece quando o Equip esta no seu Inventorio ou nos Itens que você equipou
-A de tamanho 75x100 que fica dentro da pasta data/texture/À¯ÀúÀÎÅÍÆäÀ̽º/collection/
Essa Imagem aparece quando Você vai ler a descrição do Item
Obs¹.:As Imagens tem que ser no Formato Bitmap
Obs².:Não é obrigado ter os tamanhos citados é so para não fca uma imagem esquicita
As imagens precisam estar com o MESMO NOME que você colocou lá nos arquivos idnum2itemresnametable.txt e num2itemresnametable.txt
Na Dowload que eu disponibilizei no Inicio do Tuturial jah esta certo
Obs.:é so tirar os nomes (drop) que eu coloquei para ficar mas facil
o desc que ta na frente do arquivo de tamanho 75x100 e
o item que ta na frente do arquivo de tamanho 24x24
Então adicione os 2 itens nessas respectivas pastas
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Agora a parte das Sprites.Tem que prestar bastante atenção
vamos mexer com essas pastas:
-data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/¿©/
-data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/³²/
-data/sprite/¾ÆÀÌÅÛ/
para que cada pasta serve? olhe só:
-data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/¿©/:Aqui as Sprites de itens equipados nos Chair's Femininos
-data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/³²/:Aqui as Sprites de itens equipados nos Chair's Maculinos
-data/sprite/¾ÆÀÌÅÛ/:Nesta pasta fica as Sprites dos itens dropados e arrastados, ou seja, no chão
Lembre-se que existem 2 tipos de Sprites: O Primeiro é o sprite para o item equipado e o segundo é o Sprite para o item dropado.
Se por acaso você utilizar o sprite de equipado para as duas pastas (¾Ç¼¼»ç¸® e ¾ÆÀÌÅÛ) quando você pegar o item no jogo e dropar ele no chão ele vai ficar flutuando (se for um hat),ou se for uma asa, vai ficar um troço enorme jogado no chão
Com as assas eu uso é estranho somente com os hats...
Vamos fazer a parte mas facil,que é as Sprites dropadas
E so você pegar os dois arquivos que tem escrito (drop)
e colocar na pasta -data/sprite/¾ÆÀÌÅÛ/
Lembrando que tem que tirar o nome (drop)
Agora a parte das Sprites Equipadas:
pegue os dois arquivos que sobrou e cole nas pastas
são os mesmos arquivos para Chair Masculino e Feminino
-data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/¿©/
-data/sprite/¾Ç¼¼»ç¸®/³²/
deixe o nome que esta e faça oque eu recomendei la em cima
abra o jogo pegue o Item e o Equip.Assim você obtera o erro
e é so digita o erro que deu nesses arquivos deixando o
.act e o .spr
Obs.:Tem que ter o nome da pasta no começo de todas
as Sprites de Equip, ou seja, na dos homens vai ficar assim:
³²e o codigo do erro.act e .spr ficando assim
³²_¿¤¸®½º¸ðÀÚ.act e .spr <- esse é o codigo do View Id(209)
os outros faça oque eu aconselhei ou tente achar uma tabela de View Id's
lembrando que cada Hexed tem os seus codigos então eu aconselho o meu modo
Facil não?
Colocando Slot's
Bem para colocar Slot's num Equip é so você abrir
o arquivo itemslotcounttable.txt e colocar assim:
Id do item#numero de Slot's#
- Código:
-
1622#2#
Vlw /!